Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

20º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco reuniu centenas de agricultoras

Evento aconteceu nesta sexta-feira (06) e contou com o lançamento do livro “Contando Causos”

Com o tema “Contos e encantos da mulher do campo”, a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com entidades parceiras, promoveu nesta sexta-feira (06), na Sociedade Rural Pato Branco, o 20º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco. Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, o evento reuniu cerca de 400 agricultoras, de 33 comunidades, em atividades culturais e recreativas e, contou com a presença de vereadores, representantes de entidades, imprensa, do prefeito Augustinho Zucchi, da deputada federal, Leandre Dal Ponte e do deputado estadual, Luiz Fernando Guerra.

Neste ano, a novidade do encontro foi o lançamento do livro “Contando Causos”, que descreve as experiências, conquistas e lembranças das mulheres do campo. A obra, com 37 contos, é resultado de um trabalho em conjunto, realizado pelas secretarias municipais de Agricultura e de Educação e Cultura.

Conforme a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, a partir de diversos encontros nas comunidades rurais, que reuniram mais de cem mulheres para que fossem orientadas a colocar no papel suas histórias, o projeto começou a tomar forma. E através de vários encontros nasceu o livro, com mais de 1.000 exemplares, que estarão disponíveis em entidades e empresas voltadas à agricultura e também na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun. “Foi um trabalho belíssimo, em que vivenciamos o que há de mais bonito na origem da história de Pato Branco. Em cada conto, marcas do início da colonização, das dificuldades, medos e alegrias dessas mulheres”, enfatizou.

Zilma Maria Vasatta, de 66 anos, da comunidade Passo da Ilha, é uma das autoras do livro. Ela relatou um fato vivido pelo seu irmão, que muito desejava ter um jipe e trabalhou arduamente para isso. Depois descobriu que o veículo não era tão bom quanto parecia. “Foi a primeira vez que escrevi um conto. Rabisquei uns riscos e acho que gostaram e fiquei feliz com a oportunidade de compartilhar com outras pessoas o que era Pato Branco há 40-50 anos atrás. Foi um estímulo para escrever outros livros”, destacou.

Após o lançamento da obra, o público prestigiou a apresentação teatral “Reza a lenda”, adaptação do livro “Contando Causos”, que retratou cinco histórias dentro de outra história e teve a participação de mulheres do Departamento Municipal de Cultura e de produtoras rurais. Além disso, o encontro contou com apresentação de Flash mob, onde os cantores iniciaram suas canções em meio ao público; bem como, sorteio de brindes; o tradicional almoço e gincana.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enfatizou que foi um privilégio participar de um evento com as agricultoras, que são o sustentáculo das famílias pato-branquenses. “Hoje é um dia muito feliz, que vemos mães, avós, bisavós, mocinhas, todas juntas celebrando essa data tão especial. É um momento que remete à minha mãe e a todas as mulheres, que têm em sua jornada de trabalho: tirar leite das vacas, fazer o café da manhã, ir pra roça, cuidar dos filhos, dar a base para a família. Mulheres são a base da nossa sociedade e merecem os nossos parabéns sempre”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, destacou que a 20ª edição do evento cumpriu, mais uma vez, com o seu propósito. “É a festa para aquelas que tanto fazem por nós e, neste momento, o nosso sentimento é de gratidão e respeito pela história que construíram junto a Pato Branco. Enquanto secretaria, desde 2013 trabalhamos para valorizar ainda mais as mulheres do campo e o lançamento deste livro, dessa verdadeira obra de arte, vem para lembrar que  Pato Branco é rural, começou do campo e assim nossas raízes sempre serão”, enfatizou.

A presidente da Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Graciele Lora, salientou que a participação das agricultoras, a cada edição, é mais intensa. “Esse encontro é o reflexo das tantas conquistas das mulheres do campo, que impressionam, porque hoje não somos apenas meras agricultoras, mas empresárias rurais. A mulher rural é a força, fé e a luta do dia a dia”, ressaltou.

Saiba mais

O 20º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco foi uma realização da Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Pato Branco, Central das Associações de Produtores Rurais de Pato Branco, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários