Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente da Prefeitura de Pato Branco refletem de forma positiva no dia a dia da população

Conjunto de ações implementadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente são essenciais para o desenvolvimento sustentável do município

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, busca constantemente a execução de projetos que possam contribuir para a qualidade ambiental do município, e consequentemente, o bem-estar de toda a comunidade.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Cezar Soares, a maioria das ações efetuadas são atividades essenciais na rotina da cidade, que demonstram a preocupação da gestão com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida da população. “Muitas dessas atividades são realizadas diariamente como o saneamento ambiental, sobretudo na questão da limpeza pública, coleta de lixo, varreção das vias, limpeza de galerias, isso reflete na preservação ambiental e principalmente na questão sanitária da cidade.”

Modernização do gerenciamento do lixo

Desde 2014, a Prefeitura de Pato Branco implanta medidas para modernizar e otimizar a coleta de lixo orgânico e reciclável, o que também culmina na limpeza pública e no paisagismo. Em relação ao lixo reciclável, medidas como a instalação de 410 contêineres no anel central e a operação do aterro sanitário aumentaram consideravelmente a coleta diária. 

O programa de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos realiza a coleta do lixo orgânico, reciclável e eletrônico. O lixo orgânico é destinado diretamente ao aterro sanitário municipal e corresponde a cerca de 80 toneladas/ dia, somando aproximadamente, 30 mil toneladas/ano. Em relação aos materiais recicláveis, o programa realiza a coleta seletiva de mais de 10 toneladas por dia (cerca de 4 mil toneladas/ano).

O lixo reciclável é destinado à Cooperativa dos Trabalhadores e Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), O lixo reciclável é destinado à Cooperativa dos Trabalhadores e Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), que agora possui um segundo barracão, com 1.400 m², onde 50 cooperados realizam a separação do lixo com o apoio de uma esteira e uma prensa, doadas pelo Instituto Paranaense de Logística Reversa (ILOG). Os equipamentos, avaliados em R$ 500.000,00, contribuem para os trabalhos realizados pela cooperativa.

Combate à dengue

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as equipes da Vigilância em Saúde, atua permanentemente com programação ativa de ações para conscientizar a população a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Entre as ações, mutirões e inspeções permanentes em imóveis e pontos estratégicos em vários bairros do município, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti e também de animais peçonhentos. Em abril deste ano, foi realizada a pulverização de inseticida, popularmente conhecida como “fumacê”, onde, em um raio de transmissão de cerca de 300 metros, o produto atua, a fim de diminuir a incidência do Aedes Aegypti. Foram distribuídos brucks, em bairros específicos, para o depósito de entulhos que possam se tornar criadouro de ovos e larvas do mosquito, além da realização constante dos mutirões de limpeza. Através dessas iniciativas, são recolhidas, em média, 400 toneladas de entulhos por mês.

Proteção e Bem-estar animal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve, desde 2014, o Programa Municipal de Proteção e Bem-estar animal (PROBEM), com atividades de controle populacional de cães e gatos, realização de feiras mensais de adoção responsável, agendamento da captura e transporte dos animais para castração, chipagem e pós-operatório e realização de ações práticas na prevenção de zoonoses, riscos sanitários, ambientais e de acidentes. O Programa, que conta com a parceria do Conselho Municipal de Proteção dos Animais (COMPATO), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB) e entidades de proteção aos animais, já realizou a castração de 3.100 animais e promoveu a adoção de 2.450 animais em 30 feiras de adoções responsáveis.

Arborização urbana e paisagismo

O Plano Diretor da Arborização Urbana do Município, instituído em atendimento à Lei nº 3.969, de 20 de dezembro de 2012, e atualizado em 2019, tem a finalidade de atender toda a área urbana de Pato Branco, com ações de poda de condução e de manutenção da arborização urbana existente, realização, quando necessário, da retirada para a substituição, replantio e tratos vegetativos necessários para a melhor condução das árvores urbanas e plantio de duas mil mudas de árvores, até o momento, na área central do município.

Equipes da Prefeitura de Pato Branco trabalham diariamente na manutenção e ajardinamento dos espaços públicos, com o plantio de aproximadamente 100 mil mudas de flores, gramíneas e arbustos ao mês.

Educação Ambiental

Diversas ações educativas direcionadas à comunidade estudantil e extensivas a toda população, são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em eventos como a Semana Municipal do Meio Ambiente (que consta no calendário anual da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e que excepcionalmente este ano não pôde acontecer devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19)), Dia da Árvore, Dia Mundial da Água, entre outros.

Além dos eventos alusivos às datas comemorativas, projetos de educação ambiental são oferecidos aos alunos das escolas municipais, com iniciativas realizadas no Parque Vitório Piassa, Parque do Alvorecer, aterro sanitário e demais parques da cidade, com o envolvimento de aproximadamente 1.000 alunos ao mês.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários