Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

COTAAPB recebe doação de esteira para triagem de material reciclável

Equipamento foi doado pelo Instituto Paranaense de Logística Reversa (ILOG), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Nesta terça-feira (24), no Gabinete Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi realizada a assinatura do Termo de Doação de uma esteira para triagem de material reciclável, do Instituto Paranaense de Logística Reversa (ILOG) para a Cooperativa dos Trabalhadores e Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB). O equipamento, avaliado em R$ 286.990,00, irá contribuir para os trabalhos realizados pela cooperativa que, diariamente, realiza a captação de cerca de 12 toneladas de material reciclável.

O prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi evidenciou a importância do equipamento. “Acredito que a cultura de separação do lixo precise de duas pontas, uma delas é a conscientização das pessoas e, a outra, os equipamentos necessários para a realização dos trabalhos. Com isso, agradeço a doação desta esteira que muito irá colaborar para as atividades da Cooperativa”, afirmou Zucchi.

O presidente da ILOG, Nilo Cini Junior, explicou que o prazo para entrega, instalação, treinamento das equipes e inauguração, será de 60 dias. “É um equipamento moderno, que oferece segurança e boas condições de trabalho. Com certeza ele será um diferencial para os trabalhos dos cooperados, que terão maior agilidade em todo o processo de triagem de materiais”, enalteceu Nilo.

O secretário interino da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, explicou que melhorar as condições de separação dos materiais recicláveis tem outro ponto positivo, que é o aumento da vida útil do aterro. “Além da esteira promover mais segurança e ergonomia para o local de trabalho, ainda favorecerá uma maior separação dos resíduos recicláveis, fazendo com que esses materiais não precisem ser enviados ao aterro, reduzindo a quantidade de lixo no local”, disse César.

De acordo com o chefe do Aterro Sanitário de Pato Branco, Normélio Bonatto, a esteira dá sequência aos trabalhos desenvolvidos pela municipalidade, com relação ao descarte de materiais. “Desde a construção dos barracões e das novas células, passando pelos contêiners e bags, até as ações frequentes de conscientização ambiental que realizamos por meio das visitas de escolas, entidades e de representantes de outras cidades, os investimentos são constantes e o equipamento irá somar-se a estes trabalhos”, contou Normélio.

O coordenador da COTAAPB, Oraídes Maranoski, contou que, atualmente, 44 pessoas trabalham na cooperativa e que o equipamento irá contribuir para aumentar a produção. “Realizamos uma pesquisa para determinar qual equipamento seria o ideal para fazermos o nosso trabalho e esta esteira era a mais indicada. Por isso, ficamos muito satisfeitos em ter este equipamento que irá colaborar na separação, fazendo com que possamos produzir mais e gerarmos mais renda para nossos cooperados, melhorando as condições de vida de todas as famílias”, comemorou Maranoski.

Vilmar Maccari, presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, ressaltou a reciclagem como geração de emprego e renda. “Quem iria imaginar que do descarte de resíduos pudéssemos fazer tantas coisas boas e, aliado ao desenvolvido tecnológico, equipamentos fossem criados para auxiliar o processo. Então, deixo meus parabéns aos envolvidos, por que quem ganha com isso não são apenas os cooperados, que podem produzir e gerar mais renda, mas sim, toda a população”, afirmou Maccari.   

Imagem ilustrativa da esteira que será doada para a COTAAPB
Imagem ilustrativa da esteira que será doada para a COTAAPB

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários