Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Entidades realizam abertura do Maio Amarelo

A iniciativa contará com uma extensa programação durante todo o mês

 

O Município de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e com apoio de diversas entidades e empresas, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 02, a abertura do Maio Amarelo, que neste ano terá o tema “Nós Somos o Trânsito”. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades, representantes de empresas, estudantes e comunidade.

De acordo com o diretor do Depatran, Valtamiro Wanderlei Santana, as ações buscam a conscientização. “Desenvolvemos ações permanentes buscando esclarecer e orientar, como as aulas de educação no trânsito que são realizadas nas escolas da Rede Municipal. Com o Maio Amarelo, buscamos intensificar essas ações, buscando uma mudança de atitude de toda a comunidade”, explicou Santana.

A chefe da 5ª Ciretran em Pato Branco, Marilene Meneguzzo Schnornberger, reforçou a importância das parcerias para a realização do Maio Amarelo. “As palavras se perdem, mas as ações perduram. É isso que queremos aqui, promover uma programação variada e que atinja o maior número possível de pessoas, das mais variadas faixas etárias. Isso só é possível com o empenho e a colaboração de todos”, disse Marilene.

Para o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Robertinho da Luz Dolenga, é necessário buscar a mudança de comportamento e o protagonismo. “Não adianta pintar o rosto com as cores do Brasil e vestir uma bandeira cobrando melhorias do setor público se ao ir para casa você não coloca o cinto de segurança, fala ao celular enquanto dirige e desrespeita as normas de trânsito. É preciso assumir que o trânsito é responsabilidade de todos”, destacou Dolenga.

O presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi, afirma que o Maio Amarelo também é fundamental para a discussão e elaboração de novas propostas para a melhoria do trânsito da cidade. “Quando se trata de acidentes de trânsito não importa quem está certo, o fundamental é evitar. Estar sempre atento e seguir as normas diminui o risco de acidentes, mas precisamos nos antecipar, propondo ações e projetos para prevenção”, ressaltou Joecir.

Programação

• 02/05/2018        

Palestra de Trânsito

Local: Pavilhão da Igreja Matriz – Itapejara do Oeste

Horário: 19h30

• 05/05/2018

Curso de direção defensiva

Local: SEST/SENAT

Carga horária: 08h

• 08/05/2018        

Palestra sobre direção defensiva

Local: Departamento de Estradas e Rodagem (DER)

Horário: 08h

• 10/05/2018

Palestra de trânsito

Local: Escola Estadual – Itapejara do Oeste

Horário: 8h30 e às 14h

• 16/05/2018

Palestra de direção defensiva

Local: Sanewal

Horário: 09h30 às 10h30

• 17/05/2018

Palestra de trânsito

Local: Escola Estadual em Itapejara do Oeste

Horário: 08h30 e às 14h

• Palestra de direção defensiva

Local: Sanewal

Horário: 09h30 às 10h30

Abordagens de condutores com orientações e entrega de brindes

Local: Posto Duval

• 18/05/2018        

Atividades de Trânsito e Combate a Violência envolvendo crianças do Tempo Integral do Município e alunos de Colégios Estaduais.

Local: Praça Presidente Vargas

Horário: 08h30 às 17h

• 21/05 à 25/05/2018

Abordagens aos condutores na entrada e saída da Escola Alvorada promovendo atitudes corretas no trânsito (atividade será realizada pelos da escola, que serão os responsáveis pela abordagem).

Local: Escola Municipal Alvorada

• 22/05/2018

Integração escola e comunidade com atividades desenvolvidas pelos alunos do Colégio Estadual de Pato Branco

Local: Pavilhão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Horário: 17h30

• 25/05/2018

Abordagens de condutores com orientações e entrega de brindes

Local: Posto Duval

• 30/05/2018

Dia do desafio com a presença de todos os envolvidos na campanha Maio amarelo/2018

Local: Praça Presidente Vargas

Horário: 09h

Durante todo o mês de maio serão ministradas palestras sobre impacto de situações no trânsito promovidas pela PRF, Polícia Estadual e SEST/SENAT.

Organizadores e apoiadores

O Maio Amarelo 2018 é promovido pelo Detran/PR e conta com a organização, apoio e participação da Prefeitura de Pato Branco, Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), Câmara de Vereadores, Centros de Formação de Condutores (CFCs), Escola de Trânsito Ducktran, Colégio Estadual de Pato Branco, Corpo de Bombeiros, Dragões Moto Clube Pato Branco, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rede Municipal de Educação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade de Pato Branco (Fadep), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Militar (PM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), SEST/SENAT, SESC, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Grupo Teatral Danko, Rozimbo Peças, Jornal Diário do Sudoeste, Rádio Elite FM, Rádio Ativa FM e Rede Celinauta de Comunicação.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários