Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Iapar e Sebrae apresentam programação para a Inventum 2019

Encontro com a equipe do Sebrae

As equipes diretivas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) – Polo Regional de Pato Branco e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Paraná, apresentaram, nessa semana, as principais ações que levarão para a Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco. A apresentação foi realizada para a equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e para o prefeito Augustinho Zucchi.

O Iapar, que estará no evento pela primeira vez, apresentará pesquisas e inovações voltadas ao agronegócio e tecnologias que promovam o bem-estar animal. Entre os destaques estão: equipamento para avaliação de comportamento ingestivo de animais; aplicativo com estação agrometeorológica; aplicativo de identificação digital de bovinos pelo espelho nasal; minissimulador de chuva e startups do agronegócio. Já o Sebrae, que é parceiro da Inventum desde a primeira edição, realizará palestras voltadas ao empreendedorismo e trará gerentes do Sebrae Nacional e profissionais que trabalham com ecossistemas de inovação.

A coordenadora do Polo Regional do Iapar de Pato Branco, Norma Kiyota, enfatizou que o objetivo é compartilhar inovações que façam conexão com a tecnologia e o agronegócio. “Nosso papel, enquanto instituto de pesquisa na agricultura do Paraná, é mostrar o que há para a agricultura familiar da região. Para nós, essa parceria com a Inventum é uma maneira de nos comunicarmos com outras instituições e pessoas, abrir uma série de possibilidades futuras e, principalmente, realizar a troca de conhecimentos”, ressaltou.

O diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, afirmou que a proposta da Inventum é maravilhosa. “Levaremos o Sebrae inteiro para a Inventum, é o envolvimento de toda a comunidade na inovação, que também é a nossa pauta número um. Com isso, queremos alavancar mais ainda a potencialidade de Pato Branco, no Paraná e no Brasil”, destacou.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, agradeceu a confiança das equipes do Iapar e do Sebrae e afirmou que a Inventum transforma realidades, valoriza iniciativas inovadoras e inspira pessoas. “Com essas duas entidades, suas pesquisas e inovações, apresentaremos características essenciais da nossa cidade: a produção agrícola e o empreendedorismo. Só temos a agradecer pelo reconhecimento e a reciprocidade”, salientou.

Encontro com a equipe do Iapar

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum, iniciativa da Prefeitura de Pato Branco com apoio e participação ativa de diversas entidades e instituições, acontecerá de 8 a 13 de novembro. A Feira visa incentivar o surgimento de ideias inovadoras e a aproximação da comunidade ao ambiente tecnológico. Além disso, oportuniza que a população amplie seu conhecimento sobre ciência e tecnologia e sua aplicação, de forma a gerar mais oportunidades no mercado de trabalho e inserção social.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários