Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Seguem as obras de construção da bacia de contenção do Bairro Bonato

Além do local, outros espaços de Pato Branco também estão passando por estudos técnicos para evitar futuras erosões, sedimentações e consequentes enchentes   

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, está realizando as obras de construção da bacia de contenção do Bairro Bonato, onde o Município está investindo recursos próprios para a estruturação da obra que, no momento, está passando por estudos técnicos do solo, buscando aumentar a capacidade e a longevidade da bacia.  

O secretário de Engenharia e Obras, Frederico Pimpão, explicou como estão os andamentos dos trabalhos. “No momento, estamos retirando o material inservível e substituído por outros, com características apropriadas para o serviço realizado”, disse Frederico.

Para a conservação do solo e melhoria da capacidade e eficiência da bacia, o engenheiro agrônomo, especialista em Hidrologia de Bacias Hidrográficas, mestre em Solos e doutor em Produção Vegetal, Ricardo Germano Kurten Ihlenfeld está acompanhando os trabalhos. Ele explicou que realizou todos os estudos sobre o sistema de bacias em Pato Branco, com análises sobre vertedouros, medidas e alturas. “Estamos analisando as alterações necessárias, tendo em vista que a cidade se desenvolveu rapidamente e alguns cálculos precisam ser feitos para atualização dos projetos”, informou Ricardo.

Ele afirmou que tais medidas são necessárias para garantir a longevidade da bacia, bem como, a segurança dos moradores do entorno e abaixo. “A questão principal é encontrar alternativas onde a capacidade seja aumentada, com menor nível de sedimentos. Diminuindo a probabilidade de enchentes, que causam, além dos estragos, a possibilidade de contaminação através de detritos”, contou Ricardo.

O profissional também está analisando outros locais de Pato Branco que precisam de atenção, entre eles, o bairro Fraron, onde está sendo feito um estudo técnico para contenção das águas das chuvas, e o bairro São Francisco, onde as margens do córrego estão sofrendo erosão e consequente assoreamento, devido a grande vazão de águas no local.

Ricardo avalia que uma alternativa futura para contenção, seria cada construção já realizar a captação, com espaços adequados para reaproveitamento das águas das chuvas. Assim, além de evitar a grande vazão, ainda seria possível realizar economia.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários