2ª Feira dos MEIs oportuniza bons negócios em Pato Branco
Centenas de pessoas passaram pelo Mercado do Produtor no domingo (10), quando aconteceu a 2ª Feira dos Microempreendedores Individuais (MEIs) de Pato Branco, reunindo aproximadamente 40 microempreendedores. Panificação, confecção, jardinagem, artesanato foram alguns dos serviços e produtos expostos na ocasião. A feira foi promovida pelo Município juntamente com entidades parceiras do Programa Cidade Empreendedora e o Sebrae/PR.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, enfatiza que a feita voltada aos microempreendedores individuais contempla as ações do Município para consolidação de um ambiente favorável ao crescimento da categoria.
“A oportunidade de mostrar o trabalho representa aos MEIs condição de crescimento. Além de incentivar a formalização desses empresários, queremos que eles evoluam e possam prospectar seus negócios”, pondera o secretário.
Para Osmar, ao expor seus produtos e serviços, a categoria se aproxima da população e ainda contribui para o desenvolvimento econômico da cidade. “A Prefeitura e o Sebrae acreditam nos pequenos empresários, pois além de fomentarem a economia local, agregam renda para as suas famílias. A feira é uma das diversas ações que realizamos para que os microempreendedores possam crescer com planejamento”, ressalta.
O consultor do Sebrae/PR e gestor do programa Cidade Empreendedora, Gerson Miotto, detalha ainda que a intenção é continuar realizando mais eventos junto aos microempreendedores individuais, que se tornaram parte importante da economia de Pato Branco. “Hoje, os MEIs representam 37,6% das empresas do município. Neste ano, até 11 de abril, a Sala do Empreendedor (localizada na sede da Prefeitura de Pato Branco) registrou 5.678 atendimentos”, completa Gerson Miotto.
Reconhecimento e bons negócios
Na feira, Monica Carminatti apresentou a procedência das roupas, vendeu e fez contatos para o comércio voltado à moda infantil. Além da comercialização pelo site, ela ainda oferece atendimento personalizado domiciliar.
“O nosso negócio é uma inovação aqui na região e participar da feira serviu para ficarmos mais conhecidos. Quando apresentamos a empresa, a forma como trabalhamos, as pessoas demonstraram bastante interesse. Fizemos muitos contatos, pessoas que não nos conheciam pediram condicionais, curtiram a página no Facebook ou compraram nossos produtos. Valeu muito a pena participar, pois fortaleceu a nossa marca”, evidenciou.
No caso do microempreendedor Neimar Colla, que revende produtos de limpeza em domicílio desde novembro passado, a participação na feira contribuiu para divulgar a marca e o novo momento do negócio, que contará com o espaço físico para melhor atender os clientes, que será inaugurado neste sábado (16).
“Participamos da feira para apresentar os nossos produtos, que são de qualidade e podem ser adquiridos com valores acessíveis. Além da comercialização, conversamos com várias pessoas e teremos mais resultados nos próximos dias, com vendas que já deixamos encaminhadas”, contou.
Neimar destacou, ainda, a importância das consultorias e capacitações que obtêm junto à Sala do Empreendedor, que frequenta desde o início da atividade. “Com o acompanhamento da Sala do Empreendedor e dos consultores do Sebrae, observamos resultados com planejamento, conseguimos visualizar os lucros e sabemos aonde devemos focar. Certamente, é um grande diferencial para quem quer empreender”, disse.
Sala do Empreendedor
A informação é fundamental para potencializar o negócio já existente ou iniciar um novo empreendimento. Em Pato Branco, microempreendedores, empreendedores e informais contam com a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Pato Branco, uma referência em orientações sobre negócios, processos de registro e legalização de empreendimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo 3220 – 1574.
FAÇA UM COMENTÁRIO