Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Escola Pato Branco Digital inicia novo ano de atividades

O programa é uma parceria entre o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

As manhãs e tardes dos sábados ganharam um novo significado para 400 pato-branquenses, isso porque, iniciaram, neste sábado (30), as aulas das novas turmas do Programa Escola Pato Branco Digital. A parceria entre o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, já formou mais de 1.300 pessoas através de cursos da área tecnológica, desde que iniciou, em 2016.

Para esta edição, estão sendo ofertados 11 cursos, em diferentes áreas. São eles: Desenvolvimento de Páginas Web – Módulo Básico; Programação e Robótica Lego Mindstorms – Módulo Básico; Programação e Robótica Arduino – Módulo Básico; Introdução a Programação em C – Módulo Básico; Aplicativos para Escritório – Módulo Básico; Introdução a Programação em Android – Módulo Básico; Programação e Robótica Lego Mindstorms – Módulo Intermediário; Programação e Robótica Arduino – Módulo Intermediário; Montagem e Manutenção de Computadores – Módulo Básico; Introdução a Programação em C – Módulo Intermediário; e Informática Essencial – Módulo Básico.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, conversou com os alunos e ressaltou a importância de fomentar a vocação tecnológica. “A tecnologia em nossa cidade é uma área onde a procura por profissionais é constante, por isso, quem se dedicar aos cursos, já terá um diferencial para o mercado de trabalho. Acrescenta-se a isso, o fato de eles serem ofertados gratuitamente, oportunizando a verdadeira democratização de conhecimento, fomentando a transformação social e o nosso ecossistema, em que a ciência, a tecnologia e a inovação configuram-se como um importante pilar”, destaca.

Para o professor e responsável pelo Departamento de Informática da UTFPR, Fábio Favarim, os cursos contemplam um dos três pilares das instituições educacionais. “Trabalhamos sempre focados no ensino, pesquisa e extensão de nossos acadêmicos e os cursos possibilitam o desenvolvimento da extensão, onde eles podem compartilhar seus conhecimentos, colocando em prática a teoria que aprenderam com os docentes e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades”, avaliou Fábio.

As aulas serão realizadas aos sábados, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, no Laboratório Include do Bairro Planalto e no Largo da Liberdade.  Os cursos são ministrados por acadêmicos da área de informática da UTFPR, orientados pelos professores do Departamento de Informática, Fábio Favarim e Beatriz Borsoi, e também pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Assistência Social também são parceiras na realização do Programa.

Mais informações

Para mais informações sobre os cursos e vagas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo telefone (46) 3220-6080.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários