Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Ensino Fundamental da rede municipal de Pato Branco é destaque no projeto nacional “Educação que Faz a Diferença”

As instituições serão reconhecidas com selos de qualidade em evento online no dia 25 de junho

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebeu o reconhecimento como uma das 118 redes de educação destaques no Ensino Fundamental, após estudo, realizado em 2019, que resultou no projeto “Educação que Faz a Diferença”, desenvolvido pelo Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A pesquisa mapeou redes municipais de todo o Brasil com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas por cada uma delas.

O projeto tem dois grandes objetivos, que é reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental e, ainda, identificar e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios.

Os responsáveis por realizarem as pesquisas de campo, foram os auditores dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) e dos Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs).  Ao todo, 65 técnicos estiveram envolvidos com o projeto, realizando uma pesquisa minuciosa, a fim de identificar as principais estratégias e ações que garantem os bons resultados educacionais das escolas municipais.

O lançamento do relatório do estudo “Educação que Faz a Diferença” será apresentado em uma transmissão ao vivo online, no dia 25 de junho, às 14h, na página do CTE-IRB, no Youtube. Na oportunidade, durante a apresentação dos resultados, as 118 redes que foram destaques no estudo terão conhecimento sobre qual selo de qualidade recebeu, que variam segundo os critérios educacionais atingidos. Há três opções de selos: Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida de Carli, estar entre as 118 instituições é um sinal de reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado e pela qualidade do trabalho desenvolvido por todos os envolvidos da rede municipal de educação. “Isso se deve ao comprometimento de cada educador com o seu aluno, além da relevância dada à Educação como desenvolvimento da pessoa humana, pelo Município, que prima por investir nas crianças e nos jovens, de forma que possam ter autonomia e buscar a efetiva realização dos seus projetos de vida”, conclui.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários