Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia do Gaúcho foi celebrado pelos alunos em Pato Branco

Atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o CTG Carreteando a Saudade

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e, em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Carreteando a Saudade, realizou na sexta-feira (20), na sede do CTG, evento alusivo à Revolução Farroupilha e ao Dia do Gaúcho. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e, do Tempo Integral, das escolas municipais Alvorada, Gênesis, Gralha Azul, La Salle, Passo da Ilha, Pequeno Príncipe, Planalto (CAIC), São Cristóvão, União, Veneza e Vila Verde assistiram apresentações de danças tradicionalistas e participaram de dinâmicas.

A coordenadora do Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação, Iloina Marcomin, contou que todos os anos a atividade é realizada com o objetivo de valorizar e resgatar a história do Rio Grande do Sul. “Durante a semana são trabalhadas nas oficinas diversas atividades sobre a Revolução Farroupilha, sobre os líderes do movimento e o que Pato Branco herdou dessa tradição, que culmina neste encerramento com apresentações de danças e integração entre todos os estudantes”, salientou.

O patrão do CTG Carreteando a Saudade, Edevaldo André Gabrielli, destacou que o momento é de reflexão, para que os alunos compreendam que a história dos gaúchos se converge com a de Pato Branco. “Essa parceria é muito importante para que os estudantes conheçam o que é um CTG, o trabalho realizado para o fortalecimento de laços e valorização da educação, pois embora Pato Branco seja uma cidade com muitos gaúchos, muita gente nunca entrou e nem conhece um Centro de Tradição”, ressaltou Gabrielli.

Para Anderson Luiz Zanardi, 34 anos, aluno da Apae, assistir as danças gaúchas foi espetacular. “Eu gosto das músicas, sei até cantar muitas delas. Estar aqui com estudantes de outras escolas foi muito importante, me diverti com todo mundo”, frisou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários