Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Rede Municipal de Educação de Pato Branco recebe selo nacional de qualidade “Bom Percurso”

Ensino Fundamental foi reconhecido como destaque no projeto “Educação que Faz a Diferença”

O Ensino Fundamental da rede municipal de Pato Branco conquistou na tarde desta quinta-feira (25), em nível nacional, o selo de qualidade “Bom Percurso”, pelo estudo “Educação que Faz a Diferença”. A premiação foi realizada pelo Instituto Rui Barbosa, Comitê Técnico da Educação Instituto Rui Barbosa e IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), associação civil para promover o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil, que analisou, em 2019, o desempenho de redes municipais de todo o Brasil.

O lançamento do estudo e o anúncio das redes educacionais contempladas com os selos, sendo eles, de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual, ocorreu através de um evento online transmitido pelo Youtube, onde a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura acompanhou de maneira remota. A conquista do selo representa os avanços que a educação em Pato Branco obteve nos quesitos: gestão, formação dos educadores, suporte estrutural e os diretamente ligados à aprendizagem como o atendimento em idade adequada. Em todo o país, foram premiados, apenas 118 municípios.

“Educação que Faz a Diferença”

A pesquisa para a conclusão do estudo “Educação que Faz a Diferença”, identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas por cada uma delas, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental e identificar e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados educacionais não tão satisfatórios.

O projeto contou com a adesão dos 28 Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal. Para compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas pelas escolas municipais, 65 técnicos desses Tribunais de Contas realizaram pesquisas, sendo que o levantamento identificou as redes de destaque, que foram agrupadas segundo características semelhantes, com a designação da avaliação através de selos,.

Educação em Pato Branco

A educação pública municipal obteve em 2017 uma conquista importante, o melhor IDEB do Paraná, entre cidades de médio porte. A Rede Municipal de Educação alcançou a média de 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A evolução foi grande, considerando que, em 2013, a média era 6.3. Para melhorar o desempenho, diversas ações foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

E atualmente, com 27 escolas municipais de Ensino Fundamental e 4.654 mil alunos matriculados, a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida de Carli, enalteceu o prêmio e o trabalho desenvolvido em Pato Branco. “Receber a informação de que o município faz parte deste seleto grupo reconhecido nacionalmente pelos bons resultados das boas práticas que vêm apresentando no Ensino Fundamental, faz bem. É um mérito de um esforço coletivo: dos profissionais da Educação, das famílias dos alunos que fazem a sua parte, da Equipe da Secretaria de Educação, que traça os rumos a serem seguidos e do Executivo que é comprometido com os processos educacionais.”

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários