Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia D da vacinação contra o sarampo em crianças acontece neste sábado

A meta é imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (19), das 9h às 16h, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A imunização, que também protege contra caxumba e rubéola, será oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim. Os moradores das comunidades rurais podem buscar atendimento na UBS mais próxima de sua residência. É necessária a apresentação da carteirinha de vacinação e carteira do SUS, no momento da imunização.

A campanha, realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde, este ano está sendo feita em duas fases, de 07 a 25 de outubro, o grupo prioritário são as crianças, e, de 18 a 30 de novembro, o grupo prioritário serão os jovens de 20 a 29 anos de idade, sendo que, o Dia D, de mobilização nacional para este último grupo, será em 30 de novembro.

Além da campanha voltada ao sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém, diariamente, a imunização contra outras doenças, com atendimento em horários diferenciados. Na Sala de Vacinas, junto a UBS do centro, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço. Nas UBS dos bairros e na unidade de São Roque do Chopim, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h45. Às sextas-feiras, acontece das 8h às 11h15 e das 13h às 15h.

A chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Franciele Palavicici, afirma que a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar aproximadamente 18 mil pessoas nos dois grupos. “O sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa, pois é transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas do sistema respiratório, ao tossir, espirrar e falar e, a única forma de se proteger, é com a vacina”, salienta.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, lembra que o retorno de casos de sarampo, inclusive com surtos em alguns estados e municípios do Brasil, em 2019, está diretamente ligado a diminuição da cobertura vacinal. “Muitas pessoas passaram a acreditar em notícias falsas de que as vacinas fazem mal, essas informações, além de não procederem, contribuíram para a volta dessas doenças que estavam controladas. Por isso, solicitamos aos pais para que levem seus filhos nas unidades e deixem as crianças imunes à doença”, ressalta.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, causado por um vírus transmissível e extremamente contagioso, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças menores de um ano de idade. Quando ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta, pele avermelhada, acompanhadas de tosse, coriza e conjuntivite.

Para mais informações sobre a campanha ou sobre as vacinas e o atendimento, o telefone para contato é o (46) 3213-1700.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários