NotíciasSaúde

A reunião foi coordenada pela equipa da Secretaria de Saúde

Na manhã desta quinta-feira (04), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Pato Branco realizou mais uma reunião ordinária, para avaliar os dados da semana epidemiológica entre os dias 22 a 28 de fevereiro.

A reunião foi coordenada pela equipa da Secretaria de Saúde, que também apresentou dados da imunização, das fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária e dos programas de monitoramentos aos positivados.

O encontro, também apresentou a remodelação do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e Unidades Sentinelas. Também foram apresentadas informações sobre a aplicabilidade e adesão pela população dos decretos e portarias.

Dados

Conforme os dados apresentados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, entre os dias 22 de fevereiro e 28 de fevereiro, foram mais 428 pessoas positivadas com a doença no município e sete vidas perdidas, sendo a semana com maior número de infectados.

Somente no dia 23 de fevereiro, foram 317 notificações (procura por atendimento com sintomas relacionado à doença). O dia com maior busca por atendimento desde o dia 11 de janeiro de 2021.

A maior faixa etária de pessoas infectadas está entre 21 a 50 anos, que totalizaram nos sete dias 307 casos.

Vidas perdidas

Pato branco já contabiliza 78 vidas perdidas pela doença. Somente entre o dia 1º de janeiro de 2021 até o momento (03 de março) já são 43 pessoas que morreram, passando o total do ano de 2020 (março até dezembro).

Na ocasião, também foi apresentado o total de vidas perdidas desta semana epidemiológica, (do dia 1ª ao dia 03 de março), onde já são dez mortes. Lembrando que a semana encerra no próximo domingo (07).

Desabafo

Em tom de desabafo, a secretária de Saúde, Liliam Brandalise, falou sobre o trabalho que a equipe da saúde vem desenvolvendo, dando atenção para outras demandas, mas especialmente para a pandemia. “Ninguém está parado esperando a pandemia passar”.

O diretor da Vigilância de Saúde, Rodrigo Bertol, falou da falta de sensibilidade das pessoas em relação à pandemia e reforçou que toda a equipe está ali para “cuidar das pessoas”.Reforçou que as medidas de isolamento são para minimizar a circulação do vírus. “A medida de isolamento não é para as pessoas ficarem em casa, não é para fechar tudo ou parar a economia. É para minimizar a circulação viral que está acontecendo”.

“É inimaginável a criatividade das pessoas para burlar a lei”, ressaltou a chefe da Vigilância Sanitária, Cirlei dos Santos, enaltecendo a falta de consciência das pessoas em relação ao cumprimento do decreto.

Ela também agradeceu aos 22 servidores da Secretaria de Esportes, 18 servidores do Departamento de Trânsito (Depatran) e os dez fiscais da vigilância sanitária que estão trabalhando intensamente na fiscalização de descumprimento e denúncias.

Imunização

Até o momento, 3.584 pessoas já receberam a vacina contra à Covid-19. Destas, 1.427 já receberam as duas doses.

71.93% dos trabalhadores da saúde já foram imunizados. 100% dos idosos e trabalhadores de Instituição de Longa Permanência. 68.57% idosos de 90 anos ou mais. 62.13% idosos entre 80 a 84 anos. 68.86% idosos de 85 até 89 anos.

No próximo domingo (07) haverá mais um drive-thru para a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. A ação será na Feira do Produtor, das 8h às 12h.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, 410 doses foram recebidas e atenderá a demanda da faixa etária. “Os idosos não precisam enfrentar fila de madruga para receber a vacina, de acordo com os dados haverá para todos desta faixa etária. Podem ficar tranquilos”.

Controle de circulação de pessoas infectadas

Como uma forma reforçar o atendimento, a Secretaria de Saúde desenvolveu o Programa Alert(ar), onde equipes realizam o monitoramento de pessoas positivadas e de suspeitas via telefone, questionando sobre os sintomas e caso haja necessidade, encaminhando para atendimento médico.

Ainda, disponibiliza de uma equipe com dois técnicos em enfermagem e uma enfermeira que realizam visitas domiciliares aos pacientes positivos.

Comércio local

Na ocasião, o prefeito, Robson Cantu, recebeu solicitações dos comerciantes locais, através de um documento entregue por representantes da classe, solicitando a reabertura do comércio.

Como o município de Pato Branco é obrigado a seguir o Decreto Estadual, não foi possível atender a solicitação. Porém, ficou acordado que a classe dos comerciantes irá propor uma forma de atuar com segurança sanitária para que a partir da semana que vem o funcionamento possa acontecer de forma segura.