NotíciasSaúde

Também houve uma redução na taxa de transmissão do vírus

Na manhã desta quinta-feira (25) o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pato Branco, apresentou os dados da última semana epidemiológica no município. A reunião foi no Largo da Liberdade, que contou também com a presença do prefeito, Robson Cantu, e da vice-prefeita, Angela Padoan.

De acordo com o Comitê, houve uma redução significativa nos casos positivos da doença. Entre os dias 16 a 21 de março, foram registrados 242 novos casos. Em comparação com a semana anterior, entre os dias 08 a 15 de março, uma redução de 31,4%, onde apresentou 353 casos positivos. Também houve uma redução na taxa de transmissão do vírus (o quanto da doença se espalhou entre os pato-branquenses), de 0,421 para 0,289%.

Outra queda apresentada foi na taxa de letalidade, que avalia o número de mortes em relação às pessoas que apresentam a doença ativa, estando em 1,78% em comparação a primeira onda, que aconteceu em novembro de 2020.

Já sobre os leitos de enfermaria e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), houve queda, porém, ainda há falta, estando com a taxa de ocupação de 212% para UTI adulto, 50% para UTI pediátrica, 177% para enfermaria adulto e 0% para enfermaria pediátrica.

“Estamos em um momento menos crítico, menos agudo do que passamos, mas não é tranquilo. Mesmo com queda nas taxas, os cuidados e medidas devem continuar sendo seguidos”, frisou a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.

Outro dado apresentado pelo Comitê foi em relação aos sintomas relatados pelos pacientes. Cefaleia (dores de cabeça) é o sintoma mais relatado, seguido por tosse, dor de garganta e dores pelo corpo.

Feriado de Páscoa

Na próxima semana será celebrada a Páscoa. Com a chegada do feriado, as equipes da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica reforçam a importância de manter as regras sanitárias e evitar aglomerações. “Continuamos atentos, não devemos aliviar os cuidados”, destaca a secretária Liliam, lembrando que o tempo de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e que os resultados positivos de agora são em decorrência das ações realizadas no  início do mês.

“A queda nas taxas de transmissão do vírus, a queda de casos positivos e especialmente a redução de ocupação dos leitos, são resultados dos decretos estabelecidos pelo município no final de fevereiro e início de março. A páscoa está chegando, mas devemos manter os cuidados. Não aglomerar. Os dados são analisados a cada 15 dias e não queremos estabelecer medidas mais restritivas. Nosso objetivo é preservar a vida do pato-branquense”, complementa o prefeito.