EducaçãoNotícias

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Pato Branco contarão, a partir do segundo semestre deste ano, com um novo material didático. Com um investimento de R$ 2.363.818,88 em recursos próprios, a Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está aderindo ao material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Aprende Brasil, uma empresa do Grupo Positivo.

“A maior obra do futuro é investir em Educação. Tenham certeza de que o material que estamos adotando vai dar oportunidades para todas as nossas crianças. Assim, tanto aquele pai que não tem condições de dar o melhor estudo para seu filho, quanto à classe que pode dar a seu filho uma escola particular, terão as mesmas oportunidades. Pato Branco vai dar igualdade e o futuro a todas as crianças. Eu hoje me sinto um homem realizado por isso. Vamos construir uma história diferente”, destacou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, durante a apresentação do novo material.

O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no Largo da Liberdade, com a apresentação e entrega simbólica dos livros didáticos aos pais. Estiveram presentes os vereadores Lindomar Brandão, Marcos Marini e Rafael Celestrin, além de professores e diretores das escolas municipais.

“Buscou-se a aquisição de um sistema de ensino inovador que atenda a demanda do município com qualidade. O momento é oportuno para oferecer aos professores e alunos um novo formato de ensino, pensando em potencializar a qualidade do mesmo, dando continuidade aos conteúdos propostos e garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada, interdisciplinar e que venha a sanar as lacunas que ficaram devido à pandemia”, frisou a secretária de Educação e Cultura Simone Painim.

O novo material será para os alunos do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano, e para os alunos dos níveis quatro e cinco, da Educação Infantil. Alunos com baixa visão ou totalmente cegos receberão o material ampliado ou em braille.

Além dos livros didáticos integrados, o Sistema de Ensino Aprende Brasil contempla um ambiente virtual de aprendizagem com recursos e ferramentas que potencializam o aprendizado e o engajamento dos alunos, além de oferecer assessoria pedagógica e contar com dois métodos auxiliares de avaliação: o hábile (Sistema de Avaliação) e o simeB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil), que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas.

“Ofereceremos aos professores um material amplo, integrado e com as devidas especificidades de cada série/ano. Dessa forma, os alunos, professores e familiares poderão contar com uma aprendizagem efetiva, moderna e eficaz”, completa a secretária.