EducaçãoNotícias

Objetivo é levar projeto às escolas municipais após retorno presencial

Com apoio da Administração Municipal de Pato Branco, o Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e o Colégio Sesi iniciaram nesta terça-feira (22) um projeto piloto que deve fomentar o estudo da ciência a partir do cuidado com as plantas. O objetivo é que o projeto seja estendido às escolas municipais após  o retorno presencial.

A aula inaugural foi acompanhada pela vice-prefeita Angela Padoan, que enfatizou a importância do estudo de biomedicina entre os jovens. “É algo que abrirá portas importantes para eles”, ressaltou, enfatizando que o plantio de ervas medicinais e sua transformação é, também, uma defesa do prefeito Robson Cantu.

O projeto

Neste momento, 144 alunos do Colégio Sesi, sendo 20 envolvidos diretamente no projeto, participam dele.
A partir do cuidado das plantas, espera-se que, além do conhecimento biológico sobre as espécies, estimule-se a pesquisa, capaz de permitir a manipulação das plantas para produção de remédios fitoterápicos e alimentos, por meio da horticultura.

Serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre o plantio, rastreamento, processo de limpeza, embalagem e rotulagem, o que poderá oferecer oportunidades aos estudantes.

“O projeto perpassa por todas as disciplinas”, explicou a idealizadora do projeto, vice-presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Pato Branco, Mari Aparecida Moraes. “O objetivo é que, por meio das disciplinas de matemática, ciências e outras, seja introduzido o observar, conhecer e identificar as plantas, com as quais seja possível produzir algo, seja a extração de óleos, elaboração de chás, alimentos e tinturas, possibilitando que estes adolescentes se tornem, até, empreendedores no ramo.”

O projeto foi apresentado ao prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, que deve levar a iniciativa às escolas do município, começando pela do São Roque do Chopim/Nova Espero, que teve dirigentes auxiliando na aquisição das primeiras mudas.