Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município de Pato Branco realizará o I Seminário Regional da Pessoa Idosa

O evento abordará temáticas voltadas às políticas públicas dos idosos

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio do Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Família Rotária e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promove, nos dias 05 e 06 de março, o I Seminário Regional do Sudoeste do Paraná da Pessoa Idosa. O evento vai reunir palestrantes renomados e com experiência em políticas públicas voltadas aos idosos.

O Seminário terá a participação da Rede Global das Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa com o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).

Voltado para os profissionais, entidades, autoridades e sociedade em geral que atuam no planejamento e execução de políticas para a pessoa idosa, o evento será aberto à comunidade e tem como objetivo propor um novo olhar sobre o envelhecimento.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, o I Seminário Regional da Pessoa Idosa é a concretização de um trabalho interinstitucional, intersetorial e intergeracional, sobre as políticas públicas voltadas a essa parcela da população. “A iniciativa vem ao encontro do debate que queremos propor à sociedade, tendo em vista que Pato Branco foi a primeira cidade do Paraná a receber a certificação Cidade Amiga do Idoso e posteriormente fez adesão ao Programa  Estratégia Brasil Cidade Amiga do Idoso”, explica Anne.

Programação

Na quinta-feira (05), o Seminário será realizado no Largo da Liberdade, com início às 19h e contará com a palestra do Chefe da Unidade Curso de Vida Saudável da OPS/OMS, Dr. Enrique Vega García, abordando o tema “Curso de Vida e Envelhecimento Saudável”.

O evento segue na sexta-feira (06), a partir das 8h30, no Auditório da UTFPR, Campus Pato Branco, onde haverá apresentação das vivências do município de Pato Branco e a  realização de uma mesa redonda na qual a deputada federal, Leandre Dal Ponte, fará a mediação dos trabalhos, com  a participação da representante da OPAS/OMS no Brasil, Dra. Socorro Gross Galiano; do Chefe da Unidade Curso de Vida Saudável da OPS/OMS, Dr. Enrique Vega García; do Chefe do Departamento de Política para a Pessoa Idosa do SEJUF, Dr. Fernando Castellano Junior; da representante da UTFPR Campus Pato Branco, Dra. Maria de Lourdes Bernartt e da secretária municipal de Assistência Social, Anne Gomes, sobre a temática “Avanços e desafios do envelhecimento ativo no contexto do Programa Cidade Amiga do Idoso”.

A programação completa do I Seminário Regional do Sudoeste do Paraná da Pessoa Idosa pode ser acessada no site da Prefeitura de Pato Branco (www.patobranco.pr.gov.br).

Cidade Amiga do Idoso

No dia 19 de junho de 2018, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Comissão Rotária e UTFPR, recebeu a certificação de Cidade Amiga do Idoso, título entregue pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Certificação no Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa é uma conquista inédita no Paraná, resultado de um plano de ações permanentes voltado à qualidade de vida da pessoa idosa.

Entre as conquistas que contribuíram para que Pato Branco fosse o terceiro município do Brasil e o primeiro no Paraná a receber a certificação, há o reconhecimento enquanto 11ª melhor cidade para envelhecer no Brasil, considerando municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, em estudo divulgado pela Exame.com.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários