Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Fórum promovido pelo Crea-PR debate a acessibilidade na região Sudoeste

Evento na UTFPR, em Pato Branco, reuniu representantes do Poder Público, entidades e acadêmicos dos cursos de Engenharia

Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco, falou sobre as iniciativas que levaram o município a ser o terceiro no Brasil certificado pela OMS como Cidade Amiga do Idoso

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promoveu o Fórum de Acessibilidade 2019 na tarde desta segunda-feira (26), no auditório da UTFPR – Câmpus Pato Branco. O evento foi o sétimo realizado pelo Conselho neste ano, depois de passar por outras regiões do Estado, e teve na programação palestras, vivências e, por fim, o debate sobre o tema. O Fórum recebeu 170 pessoas de Pato Branco e municípios da região, entre lideranças públicas, representantes de entidades de classe e acadêmicos dos cursos de Engenharia, entre outros.

A Engenheira Agrônoma Marlene Ferronato, Inspetora-chefe da Inspetoria de Pato Branco do Crea-PR, fez parte da comissão organizadora e também palestrou sobre “Arborização Urbana e Acessibilidade na Mobilidade Urbana”.

“A realização em oito municípios do Estado permite abordar o tema da acessibilidade de acordo com as características de cada região. A mobilidade urbana e a acessibilidade são novidades, que estão sendo lançadas nos planos de governo. É importante debater sobre os temas e projetar de que forma as Engenharias podem contribuir”, destaca Marlene Ferronato, que também é docente na UTFPR.

A professora Marlene também ressalta a participação dos estudantes dos cursos de Engenharia no evento. “É preciso preparar os futuros profissionais para as temáticas, pois eles deverão apresentar soluções que permitam a acessibilidade e a mobilidade nas cidades”, acrescenta.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, falou sobre o trabalho desenvolvido no município, o terceiro no Brasil a ser certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como Cidade Amiga do Idoso.

“Temos que evoluir muito nas questões de acessibilidade. As calçadas, por exemplo, ainda têm condições ruins, mas estamos fazendo o possível. Assumimos o compromisso de fazer coisas importantes”, adianta o prefeito.

Zucchi também pontuou que há muitos proprietários de imóveis com valores milionários no centro da cidade que não fazem sua parte e deixam os locais sem as devidas calçadas. “O tema acessibilidade pode ser resumido em uma palavra: respeito”, adverte.

Durante o fórum, os participantes puderam participar das vivências, em que foram simuladas situações enfrentadas por deficientes e idosos

A Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa, Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, também integrou a programação do Fórum. Ela apresentou o Manual Prático de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), lançado em fevereiro deste ano. Célia fez parte da equipe responsável pela elaboração.

“No Brasil, cerca de 30% da população é composta por pessoas com algum tipo de deficiência. Até 2050, a maior parte da população do país terá 60 anos ou mais. As Engenharias terão papel importante para apresentar soluções para as novas edificações e as estruturas que já existem e precisarão ser adequadas”, antecipa Célia da Rosa.

O coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Edson Perez Guerra, também esteve em Pato Branco. “A acessibilidade é necessária em todos os locais, não só em instalações públicas. É preciso discutir sobre o que está sendo feito, o que falta fazer e de quem é a responsabilidade. As legislações já estão vigentes e devem ser cobradas”, afirma Guerra.

O oitavo e último Fórum de Acessibilidade 2019 do Crea-PR será realizado na cidade de Bandeirantes, no dia 21 de outubro. Os eventos fazem parte da preparação para o 6º Seminário Internacional de Acessibilidade do Crea-PR, programado para 20 e 21 de maio de 2020, em Curitiba.

Manual de Acessibilidade

Em fevereiro deste ano, durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, foi lançado o Manual Prático de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. O Manual, que tem como objetivo auxiliar os profissionais em seus projetos, pode ser acessado na internet (www.confea.org.br/sites/default/files/uploads-imce/CARTILHA_ACESSIBILIDADE_WEB.pdf).

A publicação tem por base estudos sobre acessibilidade gerados pelo Crea de Santa Catarina, Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM),  Lei da Inclusão, nº 13.146/2015, NBR9050 e também por municípios.

Texto e Fotos: www.pr.agenciasebrae.com.br

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002

Adriano Oltramari – (41) 3330-5895

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários