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Notícia

Canais de atendimento disponibilizados pela Prefeitura de Pato Branco para assuntos relacionados ao Coronavírus já atenderam mais de 2.800 pessoas

A estrutura tem oportunizado que o cidadão fique informado sem sair de casa

Sem que precisem sair de casa, os pato-branquenses contam com canais de atendimento para receber orientações e tirar dúvidas sobre assuntos associados ao Coronavírus. Disponibilizados desde o dia 19 de março pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, a população tem à disposição seis opções de contatos via ligação telefônica e um para mensagem de WhatsApp. Além destes, mais dois números foram viabilizados para atendimentos realizados por médicos, exclusivos para chamadas de vídeo via WhatsApp, para orientações sobre a COVID-19 e doenças crônicas.

Até o momento, entre os dias 20 de março e 04 de maio, 2.808 pessoas já buscaram os serviços dos canais telefônicos e de mensagem instantânea. De acordo com a Coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde, Terezinha Martinichen Furlaneto, os principais sintomas relatados pelos usuários são de síndrome gripal, porém no sistema é apenas registrado pelos atendentes se o contato foi devido a sintomas respiratórios, caso contrário, o registro aparece como informações diversas. “Tivemos dois períodos com maior pico de ligações, de 21 a 27 de março, logo no início da pandemia no município, com 787 contatos e entre o dia 02 e 06 de abril, quando a Central Telefônica e a Telemedicina (chamadas de vídeo via WhatsApp) receberam 799 ligações.”

No total, no mês de março foram realizados 1.089 atendimentos na central telefônica, sendo 279 de sintomáticos respiratórios e 726 para informações gerais e 84 ligações recebidas no telemedicina (atendimento realizado por médicos). Em abril, foram 1.694 ligações na central telefônica, 235 de usuários com sintomas respiratórios e 1.138 para informações gerais e ainda, 321 contatos no telemedicina. Neste mês de maio, as equipes receberam 27 ligações na central telefônica, destas, seis com sintomas respiratórios e 18 para informações, já a telemedicina recebeu até a manhã desta segunda-feira (04), 03 vídeo chamadas.

Diagnósticos COVID-19 em Pato Branco

O município de Pato Branco está há cerca de quinze dias com os números estabilizados de casos confirmados do Coronavírus (COVID-19), são 14 ao total, com 13 pessoas recuperadas e 01 óbito até esta segunda-feira (04). Segundo o informativo diário com os números da COVID-19 no município, 20 pessoas seguem em investigação, porém, todas em isolamento domiciliar, sem a necessidade de internamento hospitalar. 

Canais de atendimento ao usuário

Em caso de sintomas gripais como febre, tosse, dor de garganta, ausência de olfato e paladar, dor no corpo e dificuldade para respirar, não saia de casa. Entre em contato conosco. Confira os telefones e horários de atendimentos de cada canal de atendimento:

Ligue de segunda a segunda – das 7h às 19h:

46 3213-1740

46 99122-6952

46 99108-8490

46 99111-5040

Ligue de segunda a segunda – das 19h às 23h59:

46 99981-0596

46 99974-4611

Mande mensagem via WhatsApp:

46 999122-3978

Faça chamada por vídeo via WhatsApp de segunda a segunda – das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h:

Para crianças até 12 anos: 46 99108-8101

A partir de 13 anos: 46 99106-6488

Caso haja necessidade de entrar em contato com o serviço telefônico entre meia-noite e 7h, o usuário pode ligar na UPA para buscar orientações, no telefone (46) 3225-1032.

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