Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Proteção Animal é tema de reunião entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, COMPATO e entidades municipais

Políticas públicas voltadas ao bem-estar animal refletem a preocupação da gestão com a causa

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou, na manhã desta quinta-feira (23) de uma reunião do Conselho Municipal de Proteção dos Animais (COMPATO), com a participação da Associação Lima, Polícia Militar e entidades que fazem parte do COMPATO. Na oportunidade, foi apresentado o relatório do que foi executado pelo Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (PROBEM), tratado sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

De acordo com o relatório de ações do PROBEM, desde 2014, são realizadas atividades de controle populacional de cães e gatos, realização de feiras mensais de adoção responsável, agendamento da captura e transporte dos animais para castração, chipagem e pós-operatório e realização de ações práticas na prevenção de zoonoses, riscos sanitários, ambientais e de acidentes.

O Programa, que conta com a parceria do Conselho Municipal de Proteção dos Animais (COMPATO), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco (CMAPB) e entidades de proteção aos animais, já realizou a castração de 3.802 animais e promoveu a adoção de 2.450 animais em 33 feiras de adoções responsáveis, além de promover o atendimento a mais de 1500 animais em procedimentos de urgência e emergência. Contando com a parceria da Polícia Militar, de janeiro até julho de 2020, foram realizadas 12 atuações por denúncias de maus tratos de animais com encaminhamento ao Ministério Público.

Segundo a vice-presidente do COMPATO, Ana Paula Slonski, o COMPATO realiza um trabalho ancorado com as demais entidades, ONGs e grupos protetores de animais, destacando a castração animal como um das ações mais importantes dentre todas realizadas. “Através do projeto de castração, notamos uma diminuição significativa de animais nos bairros e em conjunto com a Prefeitura, estamos viabilizando este controle populacional de animais. Mas, além disso, é de extrema relevância o trabalho que realizamos de conscientização da população em relação ao não abandono, de estarem cientes de não maltratarem e a adoção destes cães e gatos”, enfatiza.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Cezar Soares, explicou que dentre os assuntos abordados, foram definidas as metas de ações até 2021. “Importantes projetos da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, voltados à saúde animal, estão em andamento como a Unidade de Controle de Zoonoses, local que possui importância preventiva e de promoção à saúde e que está na etapa de mobiliário e ferramental e o Castramóvel, que irá oportunizar um melhor atendimento aos animais, bem como à população, tendo em vista que a sanidade animal reflete diretamente nas condições de saúde.”

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários