NotíciasSaúde

As medidas estão previstas no decreto número 8.854, de 12 de fevereiro de 2021

Com um aumento significativo de novos casos de infecção pela Covid-19 e aumento da busca por atendimentos, na manhã desta sexta-feira (12), o Governo Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, anunciou, durante coletiva para a empresa, reforços nas medidas preventivas e na fiscalização de enfrentamento ao novo coronavírus.

“Eu vou ouvir a nossa equipe e tomar a decisão junto com eles, eu tenho que preservar vida”, frisou o prefeito, Robson Cantu, durante o ato explicando que as medidas são baseadas em dados e analisadas diariamente por toda a equipe.

De acordo com os dados apresentados pela Vigilância Sanitária, entre os dias 29 de janeiro a 11 de fevereiro, houve um amento significativo de 366,66% de notificações em Pato Branco. Somente entre 08 de fevereiro a 11 de fevereiro, foram 154 novos infectados.

Entre os reforços está a proibição da circulação de pessoas das 22h às 5h. Os bares e restaurantes seguem as medidas da portaria 09/2020 da Secretaria Municipal de Saúde, onde clientes devem permanecer todos sentados e mesas, bancos ou cadeiras não podem estar nas calçadas, assim evitando aglomerações.  A lotação máxima é de 50% da capacidade do estabelecimento e o fechamento deve ser às 22h.

Ainda, há a restrição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e lotes baldios. O acesso a supermercados fica limitado a apenas uma pessoa por família e crianças de zero a 12 anos ficam proibidas de circular em supermercados e estabelecimentos comerciais de qualquer natureza.

No transporte coletivo, haverá reforço na fiscalização. O retorno das aulas está sendo analisado pelas equipes da Secretaria de Educação e Saúde.

As medidas estão previstas no decreto número 8.854, de 12 de fevereiro de 2021, onde prevê, também, que o descumprimento das medidas acarretará na responsabilização civil e criminal dos infratores e aplicação de penalidades.

O decreto pode ser acessado pelo link: https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/DECRETO-No-8-854-DE-12-DE-FEVEREIRO-DE-2021-COVID-Funcionamento-V2-2.pdf

Números de casos confirmados entre os dias 04 de janeiro a 11 de fevereiro de 2021