Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco mantém vacinação contra brucelose no rebanho da agricultura familiar

No ano passado, 560 fêmeas bovinas foram imunizadas contra brucelose nas propriedades rurais de Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, mantém o trabalho voltado à vacinação de bovinos contra a brucelose. Na primeira etapa deste ano, realizada em janeiro, foram 220 animais vacinados, contemplando 75 propriedades, de 28 comunidades do interior do município. Para os agricultores, a adesão é gratuita e garante a sanidade dos animais.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Antonio Ascari, informa que em 2018, foram imunizados 560 animais durante as etapas da campanha. “Muitos agricultores têm os bovinos de leite como uma das principais fontes de renda da propriedade, ou até mesmo para consumo próprio da família. Por isso, o nosso objetivo é garantir a sanidade animal e a saúde dos consumidores. Estamos cumprindo o que prevê a legislação e garantindo a qualidade da produção da nossa agricultura familiar”, destaca Clodomir.

Em Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a realização das etapas da campanha de vacinação ocorre a cada quatro meses, prevenindo prejuízos econômicos e sanitários aos produtores. Para participar, os produtores devem cadastrar as fêmeas, com idade de 3 a 8 meses e, no dia da vacinação, prender os animais e disponibilizar um botijão de gás para realização do procedimento.

A brucelose é uma zoonose infectocontagiosa, podendo ser transmitida tanto para outros animais, por meio do contato, ingestão de alimentos, bebidas contaminadas e secreções, quanto para os seres humanos, por meio do leite cru e seus derivados. A vacinação combate a doença, que é causada pela bactéria Brucella abortus

Para mais informações ou cadastrar animais para a próxima etapa de vacinação do Programa de Controle e Erradicação de Brucelose, que acontecerá entre os meses de maio e junho, basta ir até a Secretaria de Agricultura, junto à Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou entrar em contato pelos telefones (46) 3220-1502 ou (46) 3220-1504.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários