Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Dia D da Campanha Agosto Azul reuniu centenas de homens na Praça Presidente Vargas

Testes rápidos e atendimentos médicos foram realizados no sábado (17), em busca de prevenção e promoção da saúde dos homens

O Dia D da Campanha Agosto Azul foi realizado neste sábado (17), na Praça Presidente Vargas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro. A ação, promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu testes rápidos de hepatites, HIV, sífilis, glicemia, colesterol, avaliação nutricional e bucal, solicitação de exames, auriculoterapia, aferição de sinais vitais, bem como, atendimentos realizados pelo Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (COAS), pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Centenas de homens participaram das atividades do Dia D e já buscaram atendimento nas UBS durante o Agosto Azul, que segue com a programação até o dia 31. A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, explicou que as temáticas dos meses têm o intuito de despertar as pessoas sobre a promoção da saúde e, o mês de agosto, voltado aos cuidados com os homens, vem alcançando ótima participação do público-alvo da campanha.

“A prevenção é a meta das políticas públicas em saúde, por isso, a Secretaria cumpre todo o calendário de campanhas proposto pelo Ministério, incentivando a população a ser saudável, facilitando o acesso aos exames e, quando necessário, aos medicamentos e tratamentos. Além disso, traça suas próprias ações e estratégias para alcançar esse intuito”, afirmou Márcia.

A enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto, é uma das responsáveis pela organização da programação do Agosto Azul. “Nossa intenção é promovermos atividades de orientação e oferecermos testes rápidos para sabermos como está a saúde dos homens. Por isso, para o Dia D, levamos um pouco de cada serviço que a secretaria oferece e, quem ainda não foi realizar seus exames, pode procurar a UBS do seu bairro”, disse Janine.

O médico Maurício Centurion Candia que, atualmente, atua no atendimento do COAS, enalteceu a importância dos cuidados com a saúde. “Os testes rápidos são maneiras de agilizar e simplificar os diagnósticos, pois a maioria das doenças, quando rapidamente detectadas possuem tratamentos mais fáceis e chances maiores de cura. O mês de agosto é dedicado aos homens e eles precisam ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios, abandonar vícios, como o cigarro e álcool, controlar o peso e buscar ter uma vida saudável, realizando, periodicamente, os exames necessários”, recomendou o médico.

André Teodoro participou das atividades do Dia D, realizando os exames, e contou que trabalha com representante comercial e que, por causa da profissão, acaba se alimentando incorretamente. “Os exames mostraram que preciso me cuidar mais, levei uns puxões de orelha merecidos por não fazer refeições mais balanceadas. Acredito que momentos como este cumprem com a função de chamar a atenção para a importância de buscarmos a prevenção, afinal, o homem que ama a família, tem que começar se amando, para assim ter uma vida longa ao lado dos filhos e netos”, ressaltou André.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários