Educação e Cultura

Pato Branco, PR °min °max

Secretária Municipal de Educação e Cultura: Heloi Aparecida De Carli

(46 ) 9106 – 6488 / (46) 3220 – 1555 / seceducacao@patobranco.pr.gov.br

DADOS GERIAS

Escolas Municipais: 25;
Centros Municipais de Educação Infantis: 22;
Crianças atendidas na Educação Infantil: 2.992;
Crianças atendidas na Educação Fundamental: 4.247;

Total de atendimentos: 7239.

 

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Cento e vinte e oito professores alfabetizadores, que lecionam do 1° ao 3° ano, são capacitados em Alfabetização – Língua Portuguesa e Alfabetização – Matemática.

Formação para professores do reforço escolar: Conduz os professores ao desenvolvimento de atividades lúdicas e diferenciadas para trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem em contraturno.

Formação continuada em parceria com o SESC: Promove ensino e aprendizagem de qualidade, atendendo as necessidades curriculares dos docentes da Rede Municipal de Educação. Entre os temas já trabalhados, estão: Possibilidades e ampliações pedagógicas com o uso das TIC’s; Currículo de Educação Física: possibilidades e ampliações; Alfabetização e planejamento; e Tablets na sala de aula.

Formação continuada para professores de Educação Infantil: O objetivo é preparar os professores da Educação Infantil para o atendimento de crianças de zero a seis anos. Capacitações também atendem Auxiliares de Educação Infantil e demais funcionários dos CMEIs.

CLIQUE CONHECIMENTO – OPORTUNIDADE EM NOSSAS MÃOS

Oportunidade, inovação e conhecimento. A Prefeitura de Pato Branco implantou um programa de inclusão digital para a Rede Municipal de Educação. Para aquisição de 1.100 tablets educacionais de 10 polegadas, o Município investiu R$ 508.739,00 em recursos próprios. A ferramenta digital possibilita um novo momento pedagógico ao ensino público de Pato Branco – livros, cadernos e a lousa ganharam um importante complemento, para a construção do conhecimento.

A implantação do programa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, na oferta de capacitações em mídias e sobre o funcionamento dos tablets, aos professores e alunos dos 5º anos.

Para saber mais sobre o programa de inclusão digital realizado pela Prefeitura de Pato Branco, clique aqui.

PROJETO DE CIÊNCIAS NA UAB

Atende os alunos dos 5°anos das escolas municipais, com aulas práticas no laboratório de Biologia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Pato Branco.

ESCOLA DE ARTES

A Escola Municipal de Artes de Pato Branco foi criada com o objetivo de despertar e incentivar a criatividade e o talento dos alunos da Rede Municipal de Educação, aprimorando o desempenho das crianças no ensino e aprendizagem. A metodologia de trabalho engloba atividades e práticas pedagógicas diferenciadas. Atualmente, também atende a comunidade, com cursos ofertados à noite. O espaço oferece, gratuitamente, oficinas de musicalização, artesanato, dança, arte circense e informática básica.

CEU DAS ARTES E DO ESPORTE

Aproximadamente 2 mil moradores de 12 bairros da região Sul participam dos projetos de ginástica rítmica, ginástica para a terceira idade , iniciação esportiva, futsal infantil (parceria com o SESI, projeto Atleta do Futuro), capoeira, hip-hop, skate, ginástica para mulheres, dança moderna, artesanato, informática e diversos eventos esportivos e de lazer.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Com o objetivo de ampliar a carga horária de permanência do aluno na escola e possibilitar uma aprendizagem interdisciplinar, focada na formação e no desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, são ofertadas onze oficinas pedagógicas, em 22 escolas e no CEU das Artes e do Esporte, atendendo 2.283 alunos.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – primeira etapa tem por objetivo oferecer, àqueles que não puderam concluir seus estudos, a oportunidade de elevar a sua escolaridade por meio de uma formação integral. Esta modalidade de ensino oferece, também, oficinas de Artesanato, Educação para o Trânsito e Informática, oportunizando a inclusão social. Em Pato Branco, 226 alunos são atendidos nesta modalidade, em 10 escolas municipais.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) – POLO PATO BRANCO

Oferta cursos de graduação, técnicos e especializações, atendendo professores e funcionários da rede pública de educação, bem como a comunidade em geral. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura é a mantenedora da unidade, através de um acordo de cooperação técnica firmado com o MEC/CAPES e com as universidades estaduais e federais responsáveis pela oferta dos cursos, que são gratuitos, ofertados nas modalidades EAD e semipresencial.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Visando a melhoria da qualidade da Educação, o programa de avaliação externa em larga escala da Secretaria Municipal de Educação e Cultura objetiva avaliar o desempenho dos alunos matriculados do 1° ao 5° ano, por meio de provas diagnósticas, com base na matriz de referência da Prova Brasil.

O instrumento oferece subsídios para a formulação, reformulação e acompanhamento do trabalho pedagógico dos professores. Esse tipo de avaliação é importante, pois recolhe indicadores comparativos de desempenho que servirão de base para as futuras tomadas de decisões referentes ao processo de ensino e aprendizagem no âmbito da escola e da Secretaria de Educação.